top of page
Cópia de Cópia de MC_1908_GRAFITTI_MARCELA-0326.jpg

Ações no Festival MC

Endereço: Centro Cultural Carmélia, Bairro Mário Cypreste Cidade: Vitória Período: 2022 Proposta: Integrar as atividades do festival a partir de duas intervenções urbanas e uma residência coletiva 

Pessoas envolvidas: produtores culturais, público participante do festival, rede de mulheres na arte urbana, comunidade interessada em processo do design circular.

Um palco circular, um laboratório de reciclagem de plástico, uma torre em cores.

Durante três dias, o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Vitória, foi ocupado pelo Festival MC, com uma ampla programação no lugar que por anos foi um dos points da cultura capixaba.  

 

Dentro do escopo 'Cidade, Cultura e Circularidade', realizamos três ações no festival: uma pintura mural na torre da caixa d’água que fica na parte externa do Carmélia; a residência A Fantástica Carpintaria para processar em tempo real, parte do plástico do festival; e a Sopa das Mina, que se desdobrou no cenário do Palco Rua e no RE-LATAÇO.

Criação

CAIXA D'ÁGUA

A pintura se deu no espaço aberto que abrigou os principais shows do Festival MC e foi pensada também como um legado a ser deixado pelo evento.

Teve como referência a proposta do Festival de construir um discurso pautado na diversidade enquanto movimento. Considerando um diálogo com o Palco Rua, que abrigou performances urbanas como as batalhas de vogue, representamos uma figura central baseada na linguagem gestual e performática dessa dança, e trazendo também inspiração nos movimentos de tecidos dos Parangolés do artista Helio Oiticica.

 

A textura da superfície da caixa d’água foi utilizada como linguagem e recurso gráfico.

 

A FANTÁSTICA CARPINTARIA

Esta residência realizada pelo Lab Cidade Quintal se propôs reunir pessoas de outros laboratórios para uma produção coletiva que visou a transformar em tempo real, parte do resíduo plástico do evento, gerando novos mobiliários e objetos de maior durabilidade.

 

O projeto vem sendo desenvolvido a partir da Cidade Quintal e colaboradores, tendo seus primeiros experimentos em 2020. Desde março de 2022, a iniciativa ganhou um local próprio no Centro de Vitória, dando um novo impulso para suas atividades.

 

Durante o Festival MC, o Lab foi instalado provisoriamente no Centro Cultural Carmélia, em parceria com grupos como Precious Plastic ES, Palete Parque, Inorama Mundo Maker e Materialize Ufes.

 

No espaço, aconteceu oficina, roda de conversa e produção coletiva a partir do reaproveitamento de plástico coletado antes e durante o evento. O laboratório esteve aberto a visitações do público do festival.

Entre os resultados, foram produzidos, bolsas, carteiras, banco, balanço e foi feita a reforma de uma mesa de refeitório usada pelos próprios funcionários da TVE, que funciona no Carmélia.

 

SOPA DAS MINA

A nossa proposta foi criar uma cenografia baseada na circularidade para o Palco Rua, espaço que recebeu atrações de música e danças urbanas durante o Festival.

Reutilizar, ressignificar e desmontar, foram os principais atributos incorporados ao projeto. Tendo como suporte e ponto de partida 36 tonéis reaproveitados da indústria, criamos:

1) A ação Sopa das Mina no primeiro dia, que reuniu 10 mulheres grafiteiras e muralistas do Espírito Santo.

2) A montagem cenográfica dos toneis pintados no fundo do Placo Rua no segundo dia.

3) A ação Re-lataço durante os outros dias do evento, para a venda on-line das peças criadas. Todos os toneis foram vendidos e entregues na semana seguinte ao evento. Todo o recurso foi doado para uma ação social da Rede Mulheres Urbanas.

Residência

A Fantástica Carpintaria

Gostou do conteúdo?

Se quiser compartilhar é muito importante para nós que mencione que o projeto é uma realização da Cidade Quintal para o Festival MC. Em caso de reprodução de textos, imagens, mencionar autoria da Cidade Quintal e referenciar as fotos como sendo do Festival MC (@movimento.cidade)

Ficha técnica

Este projeto foi criado e executado pela Cidade Quintal para o Festival MC.

 

Vitória-Espírito Santo 

2022

Coordenação Geral

Juliana Lisboa

Renato Pontello

Criação Caixa d'água

Renato Pontello

Iara Ribeiro

Juliana Lisboa

Produção

Bruna Afonso

Educativo

Alegria Falconi

Conteúdo

Vitor Taveira

Artes gráficas

Milena Ferreira

CAIXA D'ÁGUA

Pintura

Renato Pontello

Ed Brown

Iara Ribeiro

SOPA DAS MINA

Produção

Camz (Camila Correa)

Lu Bicalho

Artistas

Alex

Camz

chama.amanda

Keka Florencio

Lia

Lu Bicalho

Manu

Musca

NKLPK

Sane

Assistentes de pintura

Elizeu Pereira

Juliana Almeida

RESIDENTES DA FANTÁSTICA CARPINTARIA

Lab Cidade Quintal

Alegria Falconi

Iara Ribeiro

Juliana Lisboa

Renato Pontello

 

Materialize - Design Ufes

Katia Miller

Anna Barbosa

Alana Silva

 

Precious Plastic ES

Felipe Carvalho

Gabriel Carvalho

 

Inorama Mundo Maker 

Marcos Accioly

 

Palete Parque

Renan Grisoni

bottom of page