Nosso Bairro, Meu Quintal
Endereço: Rua José Martins da Silva, limite entre os bairros Romão e Forte São João Cidade: Vitória Período: 2017 Proposta: Qualificar trecho de rua aberta por moradores e que passou por recente rebaixamento por parte da Prefeitura Pessoas envolvidas: Lideranças comunitárias dos bairros, donos de comércios locais, lideranças religiosas, moradores, anciães do bairro, crianças e pintor local.
Uma rua construída por moradores, conecta dois bairros e duas gerações.
O trabalho resgata o sentimento de cooperação presente entre moradores que vivenciaram o processo de transformação de um espaço rural fechado para a primeira rua aberta nos bairros, por meio de um grande mutirão. Ao trazer essa memória do esforço coletivo pela transformação urbana do bairro, estabelecemos um diálogo com as novas gerações que puderam acessar todo o desenvolvimento que a rua trouxe.
Vivências
O nosso processo inicial se deu pela escuta, observação e andanças por escadarias, becos e espaços de convivência. Dialogamos com diferentes pessoas, entre anciães dos bairros, lideranças, comerciantes, pais, mães e crianças.
Somente durante esse processo tomamos conhecimento de que a rua onde estava previsto o trabalho passou por um processo de transformação estruturante para desenvolvimento local.
De acordo com os relatos, o fato se deu ao final dos anos 90, com um mutirão de cerca de 200 moradores que trabalharam aos finais de semana durante meses, abrindo o caminho com enxada, deslocando árvores e pedras, produzindo alimento para todos. Consultamos o acervo pessoal de fotografias de uma das moradoras, a partir das quais os elementos como personagens, ambiente e ações foram usados como referência.
Fotos do acervo da Dona Maria, tiradas em 1998, quando a rua foi aberta em um mutirão que contou com cerca de 200 moradores. A Dona Maria nessa época foi uma das mulheres que lideraram a cozinha, buscando doações de mantimentos e produzindo refeições para os trabalhadores, em enormes panelas.
Criação
A rua se encontra numa ladeira íngreme, que forma dois muros, um de cada lado.
De um lado representamos o painel NOSSO BAIRRO, em memória ao mutirão mobilizado pelos moradores. Do outro lado o MEU QUINTAL: que busca dialogar com gerações futuras.
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é importante para nós que mencione que o projeto é uma realização da Cidade Quintal. Em caso de reprodução de textos, imagens ou vídeos, mencionar autoria e seguir os créditos da ficha técnica.
Ficha técnica
Este projeto foi realizado pela Cidade Quintal com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Mapeia360.
Vitória-Espírito Santo
2017
Coordenação e Criação
Renato Pontello
Juliana Lisboa
Produção Executiva
Juliana Lisboa
Pesquisa
Maria Luiza de Barros
Imersão
Juliana Lisboa
Maria Luiza de Barros
Pintura
Ed Brown
Renato Pontello
Iury Borel
Anderson Cardoso
Assistente de Produção
Natanael de Souza
Foto e Vídeo
Mapeia360