Peixaria
Endereço: R. Orlando Rocha, Vila Rubim
Cidade: Vitória Período: 2020 Proposta: Numa segunda intervenção em pintura mural na região do Mercado, reforçar o valor cultural desse lugar, levando para a paisagem cenas cotidianas e de um passado recente, de quando havia água e barcos por ali.
Pessoas envolvidas: Peixeiros e peixeiras, vendedores informais de temperos, sr. Genadir do Aviário e familiares, mecânicos das borracharias e comerciantes do entorno da peixaria.
Um mercado tradicional requalificado, no coração da cidade.
O Mercado da Vila Rubim é o coração da cidade, um marco histórico e cultural de Vitória. É o lugar onde se encontra de tudo. O lugar da mistura e das tradições, presentes na memória e na vivência de frequentadores vindos não só da capital, mas de todo o Espírito Santo.
O peixe sempre foi um dos grandes atrativos da Vila Rubim, demarcando uma tradição cultural e econômica da região. A Peixaria é um dos pontos-âncora do Mercado, presente há 50 anos. É lá que realizamos nossa segunda intervenção na região.
Vivências
Nosso primeiro projeto na região foi o Nossa Vila (2018). De lá para cá, acumulamos parcerias, experiências, sensações e histórias com comerciantes e freguesia.
Desta vez nos deparamos com os desafios da pandemia, em um período com restrições para o funcionamento do mercado e um clima de preocupação de ordem econômica por parte dos Peixeiros. Tivemos vivências em grupo e individuais para a construção e validação das narrativas visuais a serem representadas.
Fotos: Francisco Xavier (@chicow_dp)
Criação
O projeto teve como resultado uma pintura mural que cobriu os quatro lados da edificação, com área total de 1.021m². Dividimos as faces por eixos temáticos, sendo eles:
1 e 2. MEMÓRIA DAS ÁGUAS
A história da Vila Rubim rememora o tempo quando ainda passava água embaixo da Ponte Seca (Florentino Avidos). Os aterros realizados na capital capixaba durante as décadas de 1960 e 1970 alteraram significativamente a paisagem local. É comum ouvir, tanto de quem trabalha como dos fregueses, “sou da época que passava água debaixo dessa ponte” ou mesmo “da época da maré” ao se referir às pessoas mais antigas do mercado. Os murais, neste trecho, relembram o movimento das águas e das canoas que atracavam por ali.
3. OFÍCIOS
“Tempero, moço?” é uma frase escutada todos os dias por quem passa nessa viela. A rotina no mercado segue há décadas, assim como o trabalho de cada um que faz o comércio acontecer. Peixeiros e peixeiras, descarregadores de gelo, vendedores de verduras, frutas, de temperos típicos da moqueca capixaba. Atuar no Mercado da Vila Rubim traz à tona o conhecimento do ofício, passado de geração em geração dentro das famílias, em especial na Peixaria. O trecho “Ofícios” representa o vínculo que une gerações, que evolui no tempo, aprimorando técnicas e saberes.
4. AVIÁRIO
Existente há mais de 60 anos, o aviário antigamente funcionava a céu aberto, característica marcante por volta dos anos de 1950. Para chamar a atenção da clientela era necessário gritar: “Ei, vai levar galinha?” Com o tempo, o aviário ganhou um espaço dentro do edifício onde está hoje. O trecho tem imagens de galos, galinhas, pintinhos e gansos. Demarca uma atividade econômica importante da região e que construiu parte da identidade da Vila Rubim.
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é importante para nós que mencione que o projeto é uma realização da Cidade Quintal. Em caso de reprodução de textos, imagens ou vídeos, mencionar autoria da Cidade Quintal e seguir os créditos de fotos e vídeos da ficha técnica.
Ficha técnica
Este projeto é uma realização da Cidade Quintal, com apoio do programa "A Arte é Nossa" da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) da Prefeitura de Vitória e da Associação dos Comerciantes de Pescados e Mariscos do Mercado da Vila Rubim (Ascopem).
Vitória-Espírito Santo
2021
Coordenação Geral
Juliana Lisboa
Renato Pontello
Pesquisa
Maria Luiza de Barros
Giselle Soares
Lígia Rodrigues
Produção
Iaiá Rocha
Criação
Juliana Lisboa
Renato Pontello
Assistente de Criação
Iara Ribeiro
Pintura
Ed Brown
Luisa Aguiar
Juliana Almeida
Anderson Bernardino
Ruan Oliveira
Natã Jordão
Leonardo Tagarro
Fotografia e vídeo
Francisco Xavier
Assessoria de comunicação
Ricardo Aiolfi