
Subestações da EDP
Guarapari (2017), São Mateus (2018), Vitória (2019)
Murais e atividades culturais e esportivas em prol da conscientização sobre a rede elétrica
Em parceria com a EDP realizamos atividades nas subestações da empresa em Vitória, Guarapari, São Mateus.
Elas envolveram não só pintura e sinalização no espaço físico, mas também a mobilização de atividades educativas, culturais e esportivas envolvendo as comunidades do entorno, reforçando a conscientização sobre os riscos da rede elétrica e os cuidados necessários.
Em Guarapari, por exemplo, um projeto lindo propiciou a pintura de um mural de 177 m² numa subestação de energia, acompanhado de uma batalha de rimas. Já em Guriri foi realizada uma gincana com a comunidade, e a prevenção aos riscos da energia elétrica foi o tema das pinturas na subestação local. Na capital capixaba, a subestação de Bento Ferreira ganhou cores alertando para a preservação da vida.
Saiba mais sobre cada projeto:
- A Vida em 1º Lugar (Vitória)
- Ligados na vida (São Mateus)
- Duelo Elétrico (Guarapari)
Criação
A instalação é formada por um mapa ilustrado da comunidade e 4 totens que reconstituem o projeto "Ativar Piedade", realizado em Vitória entre 2019 e 2021.
São eles:
- Totem Nascente: traz relatos auditivos de Dona Sandra, moradora e benzedeira, sobre a sua relação com a cura, o cuidado e as parteiras que viveram no território.
- Totem Pinturas: apresenta em Realidade Aumentada, o percurso pintado na Piedade. O tour virtual pode ser feito por aqui.
- Totem Linha do tempo: apresenta marcos históricos recentes sobre o processo de violência em função da guerra das drogas e uma consequente evasão de moradores.
- Totem Ativar: apresenta em vídeo e fotos momentos importantes com os “mutirinhos”, ações com grupos de mulheres, com a horta comunitária, festejos e outros processos de ativação que se desenrolaram no território.
Resultados
ATIVAÇÃO
A Bienal Internacional de Arquitetura teve início no dia 27 de maio de 2022, com exposições de projetos em várias localidades e uma série de atividades como debates
Em 5 de junho aconteceu no CCSP a Ativação da obra “Ativar Piedade”, que contou com presença de Sandra Reis, uma das integrantes da comunidade que muito contribuíram com o projeto, e de equipe da Cidade Quintal, representada por Juliana Lisboa, Renato Pontello, Alegria Falconi e Iara Ribeiro.
Na ocasião, o público presente pode ouvir uma apresentação com imagens e depoimentos sobre o projeto e sua implementação e os relatos de Dona Sandra sobre a história, identidade e desafios da comunidade e sobre os impactos do Ativar Piedade.
RESULTADOS
-Desenvolvimento de apresentação expositiva do projeto, que pode ser remontada em outras ocasiões e locais
-Exposição por três semanas no Centro Cultural São Paulo (CCSP) durante a Bienal Internacional de Arquitetura
-Apresentação do projeto para o público de São Paulo e visitantes
-Criação de um tour virtual pela comunidade, que pode ser acessado de qualquer lugar que possua internet

Ficha técnica
O projeto Ativar Piedade é uma co-realização da Cidade Quintal com o grupo Árvore Casa das Artes, em parceria com o Movimento Comunitário da Piedade, apoiado pelo edital Territórios Criativos da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e patrocínio da Intercores. Contou ainda com o apoio local do Instituto Raízes e com a memória fotográfica e audiovisual do Exp Filmes.
Sobre a exposição
Informações técnicas
Especificações: Pintura acrílica sobre madeira; pintura acrílica sobre latas de metal;
fotografias impressas; fotografia em 360; vídeo, áudio; impressão de linha do tempo sobre
papel; e plantas secas oriundas do bairro Piedade.
Dimensões: 2,00 x 2,00m
São Paulo - SP
2022
Co-criação da Instalação
Juliana Lisboa
Giselle Soares
Renato Pontello
Francisco Xavier
Expografia e pinturas
Renato Pontello
Juliana Lisboa
Coordenação de pesquisa
Giselle Soares
Fotografia, vídeo e captação em 360
Francisco Xavier
Curadoria e montagem do tótem "Nascente"
Alegria Falconi
Roteiro de entrevista e gravação de áudios
Vanessa Darmani
Wyller Villaças
Depoimento
Sandra Maria Reis
Design gráfico
Iara Ribeiro
Revisão de texto
Ricardo Aiolfi
Produção
Jamile Marriel
ver outros trabalhos
curtiu?
assina aqui nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e agendas.
Material licenciado sob a licença Creative Commons CC BY-NC-SA. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho de forma não comercial, desde que creditem você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.
R. Coutinho Mascarenhas, 123,
Centro, Vitória-ES