13ª Bienal Internacional de Arquitetura - SP
Endereço: Centro Cultural São Paulo Cidade: São Paulo Período: 2022
Proposta: Remontar e promover a difusão do projeto Ativar Piedade. Pessoas envolvidas: público visitante.
Instalação multisensorial reconstitui transformação vivenciada na comunidade da Piedade.
Realizado em Vitória (ES) entre 2019 e 2021, o projeto Ativar Piedade, repercutiu e acabou se desdobrando numa instalação em outras latitudes. Um pouco desse projeto foi levado para a mais populosa cidade do Brasil durante a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
Durante três semanas, uma exposição trouxe um resumo textual, audiovisual e sensitivo sobre o projeto e suas implicações na comunidade da Piedade, incluindo um bate-papo com a Cidade Quintal e Dona Sandra Reis, uma das lideranças comunitárias que contribuíram com a ação. O local da instalação foi o Centro Cultural São Paulo (CCSP), onde circulam em média 2 mil pessoas por dia.
Criação
A instalação é formada por um mapa ilustrado da comunidade e 4 totens que reconstituem o projeto "Ativar Piedade", realizado em Vitória entre 2019 e 2021.
- Totem Nascente: traz relatos auditivos de Dona Sandra, moradora e benzedeira, sobre a sua relação com a cura, o cuidado e as tradicionais parteiras que viveram no território.
- Totem Pinturas: apresenta em Realidade Aumentada, o percurso pintado na Piedade. O tour virtual pode ser feito por aqui.
- Totem Linha do Tempo: apresenta marcos históricos recentes sobre o processo de violência em função da guerra das drogas e uma consequente evasão de moradores.
- Totem Ativar: apresenta em vídeo e fotos momentos importantes com os “mutirinhos”, ações com grupos de mulheres, com a horta comunitária, festejos e outros processos de ativação que se desenrolaram no território.
Ativação
A Bienal Internacional de Arquitetura teve início no dia 27 de maio de 2022, com exposições de projetos em várias localidades e uma série de atividades como debates, palestras, conferências, visitas guiadas e outras ações.
Em 5 de junho aconteceu no CCSP a ativação da obra “Ativar Piedade”, que contou com presença de Sandra Reis, uma das integrantes da comunidade que muito contribuiu com o projeto, e de equipe da Cidade Quintal, representada por Juliana Lisboa, Renato Pontello, Alegria Falconi e Iara Ribeiro.
Na ocasião, o público presente pôde participar de uma mesa de debate sobre o projeto e sua implementação, e ouvir os relatos e saberes da moradora Dona Sandra, que compartilhou a sua visão sobre a história e os desafios da comunidade.
O trabalho se manteve em exposição por três semanas no Centro Cultural São Paulo (CCSP) durante a Bienal Internacional de Arquitetura.
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é muito importante para nós que mencione que o projeto é criação e execução da Cidade Quintal, selecionado para a 13a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Em caso de reprodução de textos e imagens, mencionar autoria da Cidade Quintal.
Ficha técnica
O projeto Ativar Piedade é uma co-realização da Cidade Quintal com o grupo Árvore Casa das Artes, em parceria com o Movimento Comunitário da Piedade, apoiado pelo edital Territórios Criativos da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e com patrocínio da Intercores. Contou ainda com o apoio local do Instituto Raízes e com a memória fotográfica e audiovisual do EXP Filmes.
Sobre a exposição
Informações técnicas
Especificações: Pintura acrílica sobre madeira; pintura acrílica sobre latas de metal; fotografias impressas; fotografia em 360; vídeo, áudio; impressão de linha do tempo sobre papel; e plantas secas oriundas do bairro Piedade.
Dimensões: 2,00 x 2,00m
São Paulo - SP
2022
Co-criação da Instalação
Juliana Lisboa
Giselle Soares
Renato Pontello
Francisco Xavier
Expografia e pinturas
Renato Pontello
Juliana Lisboa
Coordenação de pesquisa
Giselle Soares
Design gráfico
Iara Ribeiro
Revisão de texto
Ricardo Aiolfi
Caroline Matias
Produção
Jamile Marriel
Depoimento
Sandra Maria Reis
Fotografia, vídeo e captação em 360
Francisco Xavier
Curadoria/montagem do tótem "Nascente"
Alegria Falconi
Roteiro de entrevista e gravação de áudios
Vanessa Darmani
Wyller Villaças
Sonorização e edição
Bruno Hanstenreiter