top of page

Ilha do Príncipe Aumentada

Endereço: ilhadoprincipeaumentada.com.br Cidade: Vitória Período: 2021 

Proposta: Promover a difusão das pesquisas e vivências sobre o bairro Ilha do Príncipe para a comunidade escolar e visitantes. Pessoas envolvidas: Arte-educadores, professores e coordenadores da rede de ensino municipal.

Tecnologia usada para uma interação entre a paisagem urbana e comunidade escolar.

Lugar de muitas histórias e vivências, a Ilha do Príncipe é um dos portais de entrada em Vitória (ES). Em 2020, co-criamos neste bairro a intervenção Ativar Ilha do Príncipe, que transformou a paisagem na entrada sul da cidade.

O projeto Ilha do Príncipe Aumentada, criado no ano seguinte, se propõe a difundir os conteúdos, vivências e interações produzidos como formas de estabelecer pontes entre a comunidade escolar e esse território. Faz uso da tecnologia para permitir novas interações e aprendizados a partir da paisagem urbana e suas histórias.

 

Por meio do celular, o visitante poder enxergar pela tela as grandes pinturas com animações que somam novas cores, movimentos e informações às artes antes estáticas. Esse projeto demonstra que a realidade virtual permite assim ampliar nossa visão sobre a cidade.

Criação

Para ampliar o alcance e fazer repercutir o projeto Ilha do Príncipe Aumentada, após a sua finalização, realizamos ações como ações de difusão: 

> A criação de uma publicação educativa para download, contendo textos e pesquisas que fizeram parte do acervo do projeto, além de propostas de prática educativas para inserção desses conteúdos em sala de aula.

> O site que possibilita que visitantes e educadores obtenham uma experiência mais completa em contato com a obra.

> Formações de professores da rede municipal, incluindo a doação de tablets para escolas selecionadas.

ARTE INTERATIVA

Convidamos o coletivo de artistas urbanos Made In China para ativar uma camada em Realidade Aumentada no projeto, como forma de criar interação entre o ciberespaço e o ambiente urbano.

 

Usando um aplicativo desenvolvido pelo coletivo e apontando a câmera do smartphone para as artes pintadas, é possível vê-las de outra maneira, com efeitos especiais mediados pela tela.

Também permite acessar uma linha do tempo, construída em um dos muros, em que por meio do celular ali aplicado, tem-se acesso a uma série de episódios históricos da Ilha do Príncipe ao longo de 100 anos de história. 

Resultados

A Ilha do Príncipe Aumentada teve várias repercussões interessantes tanto dentro da comunidade local como a comunidade escolar.

 

Como parte do processo pedagógico, podemos destacar a entrega do site educativo e da cartilha para educadores. A partir deles, foram realizadas também quatro atividades formativas para professores. A primeira delas, voltada para docentes de Artes, reuniu 99 educadores. Ao todo, foram 117 professores participantes nas formações, o que permitiu a articulação com 47 escolas do município de Vitória para que conhecessem melhor o projeto e se preparassem para realizar visitas ao local.

 

Ainda dentro do projeto, foi possível a doação de três tablets para garantir a escolas as condições de acesso aos conteúdos educativos e ao app Made In China. Foram beneficiados as EMEF Castelo Branco e Moacyr Avidos, localizadas na Ilha do Príncipe, e a EMEF São Vicente de Paulo, no Centro de Vitória, não muito longe do local das intervenções. 

Gostou do conteúdo?

Se quiser compartilhar é importante para nós que mencione que o projeto é criação e execução da Cidade Quintal. Em caso de reprodução de textos e imagens, mencionar autoria da Cidade Quintal e uso de fotografias e vídeos, seguir nomeações da ficha técnica.

Ficha técnica

Este projeto é uma realização da Cidade Quintal, com apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, e do Fundo Municipal de Cultura de Vitória, por meio do projeto "A Arte é Nossa!".

Vitória-Espirito Santo

Ilha do Príncipe

2021

Coordenação Geral

Juliana Lisboa

Coordenação e criação

Renato Pontello

Assistência de Criação

Laísa Custódio

Produção

Iaiá da Rocha

Pesquisa e conteúdo

Giselle Soares

Conteúdo educativo

Tatiana Rosa

Revisão 

Paulo Gois

Pintura

Patrick Trujillo

Iury Borel

Ruan Lemos

Saint Clayr

Felipe Araújo

Camila Corrêa

Design Gráfico

Ruan Lemos

Laísa Oliveira

Webdesign 

Felipe Araújo

Lutthyerre Mateus

 

Animações, realidade aumentada

Made In China

bottom of page